Ex-aluna de Design da Universidade Fumec e uma das idealizadoras da Armazém Design, Fernanda Lhama nos conta sua trajetória desde o ingresso na Universidade até a sólida carreira como tatuadora

Ao entrar na faculdade, Fernanda Lhama tinha um propósito. De acordo com a ex-aluna, “ingressar num curso de Design Gráfico do porte e estrutura oferecido pela Universidade Fumec foi uma das melhores coisas que poderiam ter me acontecido. Entrei decidida a extrair o máximo dessa experiência, não necessariamente com as melhores notas, mas com certeza o melhor aprendizado de acordo com meus interesses”.

 

Assim, antes de ser bolsista e ilustradora no projeto de extensão revista digital Armazém Design, Fernanda foi convidada pela professora Andrea Vilela para assumir a monitoria de uma disciplina, assim como participar do projeto ASAS, no qual ilustrou uma HQ sobre o processo de serigrafia. “A monitoria apresentou a necessidade de estudar mais para poder ensinar, além de me proporcionar a oportunidade de assistir várias demonstrações de técnicas de desenho e pintura pelas artistas e professoras Magda Resende, Andrea Vilela e Sandra Bianchi. Além do mais, trabalhar ao lado de pessoas exigentes te ajuda a crescer e não se pode ter medo disso”, defende.

Após compreender a essência da revista Armazém, Fernanda dominou o estilo de sketch, que se baseia em registros visuais do gesto dos desenhistas nas linhas de construção da estrutura geométrica por detrás das formas representadas. Todo o processo criativo, além de demais projetos acadêmicos, encontra-se disponíveis no endereço https://www.behance.net/gallery/9950399/Processo-Armazm-Design

Após finalizar a graduação, Fernanda percebeu uma necessidade de melhorar a formação técnica e, para que isso fosse possível, ingressou em um curso de Modelagem 3D voltado para animação e Design de games. Participou também de workshops e cursos livres de pintura e trabalhou como professora de desenho no Ateliê Thayna Carneiro. O Livro de Marietta, de Lino de Albergaria, foi seu primeiro publicado. Na mesma época, foi free lancer no estúdio Guili Seara, juntamente com Olavo Aguiar, e realizou como principal projeto o livro Ensino da Arte e Educação para o século XXI, para o instituto Ayrton Senna.

Em um evento de ex-alunos ligados à Armazém Design, Fernanda reencontrou André Dekinha, que se dispôs a ensina-la a tatuar. “No início foi complicado, muitas vezes frustrante, pois as tatuagens não acompanhavam meu nível de desenho. O domínio da execução na pele, diante dos empecilhos técnicos, fisiológicos e mecânicos da própria tatuagem, requer estudo e dedicação”, conta.

 

Quando percebeu que era o caminho a seguir, abandonou o mestrado na UFMG e investiu em material de tattoo. “A tatuagem na minha vida representa a conquista do ócio. Por ócio me refiro a tempo livre para estudar pintura. E a melhor parte disso é que quanto mais se estuda pintura, melhor se tatua, sem mencionar o prazer proporcionado por esta atividade”, pontua.

Hoje, Fernanda é proprietária do estúdio Lhama Tattoo, em Lavras, gerenciado por sua noiva. Seus estudos estão voltados para o estilo conhecido no desenho acadêmico como Naturalismo, que na linguagem da tattoo é definido como Realismo. “O processo criativo das tatuagens é bem parecido com a metodologia dos projetos que aprendi no Design. Semiótica, composição visual e teoria da cor são matérias cujos conteúdos participam intensamente do meu cotidiano criativo “, define.

Paralelamente ao trabalho no estúdio, a ex-aluna está aprendendo a grafitar e trabalhar com grandes formatos de parede. “Gostaria de finalizar essa narrativa agradecendo a todos meus professores e colegas designers da FUMEC, pela troca, pelo convívio, pela experiência valiosa que vivenciei ao longo do curso”.

A Armazém Design também agradece a participação de Fernanda, sempre.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s