Em busca de uma moda mais justa

Em 2010, a ex-aluna do Design de Moda da FUMEC, Raíssa Leão, se envolveu com projetos de Extensão na faculdade que mudaram sua vida: “comecei a usar o Design como ferramenta de transformação”, conta. “E tentei entender a moda como algo que ajuda as pessoas, que dá emprego, não somente como luxo e estética”.

A partir desse momento, ela conta que essa nova visão sobre a criação influenciou sua produção como designer. Hoje, comanda o brechó Seu Pechincha, que promove feiras de trocas pela cidade; trabalha na Mooca, loja aceleradora de produtos locais em BH, além de ser representante mineira do Fashion Revolution. “Percebi que eu podia ser uma designer sem somente criar”, diz, “co-criando, colaborando, participando de iniciativas sociais”. Para Raíssa, tudo isso é moda e, para revolucioná-la, é preciso comunicar. “Os alunos tem que multiplicar o que eles sabem sobre o sistema para as pessoas que não são da moda. As pessoas não sabem qual é o processo de uma roupa, do design”, diz.

Tudo o que aprendeu na faculdade sobre o mercado e sobre a indústria ela aplica hoje em sua tentativa de criar uma moda mais justa e ainda afirma que um relacionamento horizontal com os professores é essencial: “como amigos e colegas de mercado”, conta, “aprendi com eles como ser uma designer propositiva, ativista, em vez de ficar esperando o emprego da sua vida”.

 

Sua nova empreitada, o Fashion Revolution, é um movimento global que luta por mudanças positivas na moda. Esse será o terceiro ano da ação em BH e Raíssa está à procura de colaboradores que queiram repensar o sistema da moda. “Eu sou uma pessoa que não acredita no radicalismo”, diz. Ela pensa que a sustentabilidade na moda, assim como a luta por igualdade social deve ser trabalhada diariamente, “tem que sair um pouco da caixa”, conclui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s