Dupla de alunos do Design de Moda realiza ensaio sobre o Rococó

Por Gabriela Siqueira

O Rococó, movimento artístico surgido na França no século XVIII, foi tema de uma das atividades realizadas por alunos de Design de Moda da Universidade FUMEC para a disciplina de História da Arte e da Indumentária II. Destacou-se o trabalho dos alunos Bernardo Resende e Maria Luiza de Sá.

A proposta didática era utilizar os conceitos do movimento artístico em looks atuais por meio de um ensaio fotográfico que representasse o antigo, mas causasse desejo de consumo na contemporaneidade. A opulência e graça estética do período foram representadas em looks de tons claros e harmônicos com bordados e pedrarias, considerando, elementos importantes do Rococó, como a arte decorativa, o joie de vivre, a delicadeza, as cores suaves e os jardins.

 

 

 

 

 

 

 

Além da beleza, o trabalho chamou atenção por ter se preocupado em apontar algo muito importante: “O editorial vangloria, de maneira singela, os reais merecedores de todo o prestígio histórico atribuído à época; os negros, cuja atuação histórica é marcada também e sobretudo pela resistência e luta contra a opressão do trabalho escravo, expressas através, por exemplo, de suas inegáveis contribuições ao processo de constituição da estética palaciana do século XVIII. ”

 

Vale destacar que em nenhum momento os alunos tiveram a intenção de falar em nome da comunidade negra “O respeito aos lugares de fala é um valor pelo qual se deve ter grande apreço e que deve ser sustentado. Temos apenas a intenção de colocar em evidência uma questão que cremos ser de grande pertinência: o indiscutível papel desempenhado pela comunidade negra na constituição da estética rococó do século XVIII.”

O editorialcontou com as modelos Aline Moreira e Bárbara Santos; styling de Bernardo Resende, Priscilla Milagres e Maria Luiza Sá; fotografia, conceito e direção de arte por Lucas Frittzes; maquiagem feita por Bernardo Resende; acervo de Mari Purpurina Club Brechó e acervo pessoal e produção de moda de Bernardo Resende.

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