Projeto de extensão Cerne, da Universidade FUMEC, usa o design como transformador social

O projeto Design de Resíduos, hoje Cerne, é, desde 2010, um trabalho de educação em sustentabilidade ambiental e social, aliado à capacitação em design sustentável. O projeto propõe oficinas direcionadas para o empoderamento de moradores das comunidades carentes situadas no espaço urbano do entorno da Universidade FUMEC. O objetivo é a formação da consciência social, ambiental e cultural dos beneficiários do projeto, assim como dos estudantes da universidade, a partir da noção de reaproveitamento dos resíduos industriais.

intervenção #menoslixoporfavor

intervenção #menoslixoporfavor

O projeto Cerne pretende ampliar o campo de atuação do Design de Resíduos, trabalhando não só com o reaproveitamento de resíduos caseiros pelo Design, mas também com resíduos industriais. Além disso, está sendo ampliado o potencial criativo para incluir a criação de projetos conceituais em Design, aplicações para superfícies arquitetônicas e instalações urbanas, sendo todas essas ações focadas na conscientização socioambiental.

Evento Favela Fashion Day

Evento Favela Fashion Day

O projeto Design de Resíduos se divide em três momentos principais, de acordo com as comunidades com as quais ele lida: o primeiro momento foi na Escola Estadual Pedro Aleixo, na Serra, onde integrantes do projeto trabalharam com jovens do Aglomerado da Serra; o segundo momento foi com artesãs costureiras do Aglomerado da Serra, em um processo de criação de coleção de moda; e, por fim, a fase mais recente de trabalho junto às demandas da Vila Pindura Saia, vizinha da FUMEC e do Mercado do Cruzeiro.

Protótipo de luminária sendo construído por alunos

Protótipo de luminária sendo construído por alunos

A sustentabilidade continua a ser o vetor principal do projeto e o pilar de todas as ações. A filosofia do projeto se baseia no design socioambiental; em processos colaborativos; em plataformas abertas e no co-design. A ideia é gerar conhecimento acadêmico compartilhado com a comunidade.
O projeto está sempre aberto para receber novos alunos voluntários e bolsistas. Mais informações com a professora Juliana Pontes e no site: https://designresiduofumec.wordpress.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s