Circunstâncias do Biográfico: seminário e mostra de filmes

Em 30 de setembro, primeiro e dois de outubro, no memorial Minas Gerais Vale, serão realizadas palestras com teóricos e artistas sobre o tema: ‘’como se colocam as biografias na contemporaneidade, contexto de ampla visibilidade das subjetividades’’. Haverá ainda mostra e debate com Carlos Nader. A entrada é franca.
Inscrições e informações: biografico2015@gmail.com

Confira abaixo a programação completa:

30 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)

15h – Abertura: Eduardo de Jesus e Mabe Bethônico

15h30 – Eneida Souza: Retratos pintados – bonequeiros do Ceará

16h30 – Ida Lúcia Machado: Estudos sobre “Narrativas de vida de excluídos”

17h30 – Debate

18h – Intervalo

19h – Exibição do filme

Pan-cinema permanente (Carlos Nader, 1h 20min, 2007)

Sinopse: Baiano de Jequié, filho de um sírio muçulmano e uma sertaneja baiana, Waly Salomão (1943-2003) era um artista que se manifestava em múltiplas direções. Formado em Direito, tornou-se poeta, rabiscando os versos de seu primeiro livro numa cela no Carandiru. Amigo de Hélio Oiticica, aproximou-se dos tropicalistas, tornando-se um dos compositores preferidos de Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, para quem compôs sucessos como “Mel” e “Talismã”. Reunindo extenso material inédito filmado com Salomão, que procurava romper a fronteira entre realidade e ficção, o filme revela algumas das facetas desse incansável caleidoscópio.

1º DE OUTUBRO (QUINTA-FEIRA)

15h – Exibição de filmes com a presença de Carlos Nader, seguido de debate.

1. Carlos Nader (1998, 16:00)

Entrevistando poetas como Waly Salomão, filósofos como Antonio Cícero, foliões como Chumbinho e travestis como Jaqueline Kennedy Onassis, Carlos Nader explode o conceito de autobiografia. É ao mesmo tempo um vídeo sobre o autor, um vídeo sobre qualquer um e um vídeo sobre ninguém. É um ensaio sobre os limites da identidade.

2. O fim da viagem (1996, 30:00)

Documentário mostra a jornada de um motorista de caminhão que transporta porcos vivos para venda e abate, do Paraná até a Baixada Fluminense: as paradas na estrada, os personagens com quem se relaciona, cenas da sua vida familiar, sua mulher e sua filha, e sua volta para casa.

3. O beijoqueiro (1992, 29:00)

O serial kisser, que beijou mais de 100 mil pessoas, entre elas Frank Sinatra, João Paulo II e Pelé, é visto como herdeiro inconsciente da tradição antropofágica brasileira. Na impossibilidade de comer as pessoas que admira, ele as beija.

16h30 – Bate papo com Carlos Nader

18h – Intervalo

19h – Exibição do filme:

Homem Comum (Carlos Nader, 1h 40 min, 2013)

Sinopse: Longa-metragem que acompanha o caminhoneiro Nilson de Paula e sua família por quase 20 anos. Durante esse período, transformam-se as vidas de Nilson, que adoece, de sua mulher, Jane, e de sua única filha, Liciane, assim como a do diretor, cujo vínculo com a família de Nilson provocou mudanças significativas em sua vida. Grandes questões, como o sentido da vida, incorporam-se à narrativa do filme, A partir daí, a obra traça uma relação inesperada entre cenas dos últimos 20 anos da vida real de um caminhoneiro paranaense e cenas da obra-prima ficcional dinamarquesa de Carl Dreyer, “A Palavra”.

2 DE OUTUBRO (SEXTA-FEIRA)

15h – Marília Andrés: Circuito e Biografia: história e projetos

16h – Mozahir Salomão: Biografias literárias: paradoxos de um conceito. Estudo a partir do biógrafo português Mário Cláudio

17h – Debate

18h – Intervalo

19h – Exibição do filme

A paixão de JL (Carlos Nader, 1h 22 min, 2014)

Sinopse: O artista José Leonilson começou em 1990 a narrar em fitas cassetes um diário sobre a sua vida e os acontecimentos no Brasil e no mundo, como a queda do Muro de Berlim. À Princípio, sem intenções, os registros tomam outra urgência quando José descobre que é portador do HIV.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s